REFÚGIO

Uma ilha para reflexão no burburinho da cidade. Essa é a impressão que fica para o visitante que atravessa o Largo da Carioca em direção ao túnel de acesso ao topo do antigo Morro do Carmo, no Centro da Cidade.

Lá encontra-se um conjunto arquitetônico colonial composto pela Igreja e Convento de Santo Antônio e pela Igreja da Ordem Terceira da Penitência, construído pelos Franciscanos.

O caráter assistencial dessa ordem religiosa contribuiu para dar ao lugar valor histórico no desempenho de importantes funções sociais na construção da sociedade carioca: além de sediar o exercício da tutela espiritual dos fiéis, a edificação serviu de refúgio para os habitantes da cidade, por ocasião da ocupação francesa de 1710, assistindo, inclusive , às suas batalhas; abrigou um cemitério de escravos e encampou a manutenção de um hospital. Hoje, mantêm serviços religiosos, que se traduzem não só pela celebração dos rituais e sacramentos católicos, como também oferecem aos transeuntes estressados conforto e orientação espiritual, diariamente, em horário comercial, ministrados por franciscanos, num salão com belo revestimento em jacarandá e vista para o simpático pátio interno do Convento, de onde ecoa um contínuo trinado de pássaros canores. É só chegar e desabafar...

A Igreja da Ordem Terceira da Penitência, um anexo desse complexo religioso, constitui um capítulo à parte para a visitação pública. Assombra, na nave retangular de pequena dimensão, a opulência de suas paredes, onde o ouro cintila por entre as curvaturas caprichosas de inumeráveis relevos talhados em madeira e imagens de santos. No altar, um Cristo alado, estrategicamente iluminado por um vitral, e São Francisco, a seus pés, rogando pelas dores das chagas. No teto, belas pinturas com projeção de perspectiva completam o ambiente que inunda o visitante com uma sensação de paz e quietude. Esse é o presente que se recebe por interromper o fluxo nervoso do cotidiano citadino.

A entrada custa R$ 2,00 e faz valer o dito: "Para se falar ao vento bastam palavras; para se falar ao coração são necessárias obras."

Cátia Izidoro de Paiva Granato

Veja as fotos do passeio:

   
 
Copyright © 2004 ACAM-RJ - Todos os direitos reservados - proibida a reprodução
Projeto: Quadra Virtual - Soluções via Web Ltda.